quarta-feira, outubro 29, 2008

Dinho no reinado de Espanha

No dia em que os Soversion vão passar, mais uma vez, pelo Alandroal, o guitarrista dos Sem Origem, Dinho, vai estar por terras de "nuestro hermanos" com o projecto elvense "Brigada 14 de Janeiro", porque este homem não vive (musicalmente) só do Rock.


"A Brigada 14 de Janeiro vai estar presente nos dias 1 e 2 de Novembro na "Festa da Castaña e do Castiñeiro" que se vai realizar em El Bierzo, Espanha.

O grupo de música tradicional portuguesa fará a sua primeira apresentação no país vizinho onde interpretará temas de Fausto Bordalo Dias, Pedro Barroso, Paco Bandeira, Zeca Afonso, Amália Rodrigues e outras canções de origem alentejana e tradicional.

Depois de no Verão, a Brigada ter estado na ilha açoreana de Santa Maria no Festival Maia Folk com os Aira da Pedra, estes dois grupos voltam a cruzar-se num palco onde acima de tudo se irão proporcionar momentos de grande amizade tal como aconteceu no lugar da Maia, Santa Maria, Açores.

A Brigada 14 de Janeiro, grupo de música tradicional e popular portuguesa, tem a sua génese em 2001. Oriundos de Elvas, cidade do Norte Alentejo, os elementos caracterizam-se pela dedicação e entrega à música ao longo dos anos através da vasta experiência adquirida noutros grupos de diversos estilos musicais.

A sonoridade que reveste a essência da Brigada 14 de Janeiro evidencia a inspiração que o grupo nutre por autores conceituados da música portuguesa tais como Amália Rodrigues, Fausto Bordalo Dias, José Afonso, Pedro Barroso, Sérgio Godinho e Vitorino. Os sons alentejanos de cariz popular fazem também parte dos alinhamentos da Brigada.

Os temas recriados pelo grupo têm sido difundidos em diversas localidades de norte a sul do país com boa aceitação dos espectadores. Saliente-se ainda a presença no programa televisivo “Portugal no Coração” que foi transmitido no dia 15 de Janeiro de 2007 através da RTP para todo o Mundo.

O grupo aposta fortemente na divulgação e promoção da cultura portuguesa como veículo de valorização desta forma de arte tão expressiva em Portugal."

Texto retirado do Blog: http://brigada14janeiro.blogspot.com/

Boa sorte ao Dinho e aos restantes "Brigadeiros"

6 comentários:

Anónimo disse...

parabens à brigada...

já os vi um par de vezes e são um projecto muito interessante...

o reconhecimento é merecido

Anónimo disse...

claro que sim...

portugal muito bem representado por "gente da minha terra"

um abraço

Anónimo disse...

Força pessoal, desejo um bom concerto a todos e mostrem que existem bandas com qualidade na nossa cidade ... Boa sorte!!!


Luis Penetra/S.O.....

JPRuivo disse...

Em nome da Brigada gostaria de vos deixar um grande abraço, obrigado pelo post. É sem dúvida um momento muito especial para nós e obrigado por nos acompanharem no nosso blog! Viva a Brigada! Viva os Sem Origem!

Anónimo disse...

O panorama musical em Elvas vive um momento muito interessante, com bandas de qualidade em diferentes estilos. A Brigada agradece o reconhecimento e exposição no vosso excelente blog, que demonstra a saudavel relação existentes entre bandas. De salientar que durante a entrevista que me foi feita na Rádio Elvas no passado dia 5 de Outubro, não pude deixar de salientar o contributo dos vossos dois projectos, para o elevar da qualidade do panorama musical na nossa terra.
Saudações brigadeiras!
Nuno Pires (Brigada 14 de Janeiro)

Anónimo disse...

Desde já fica aqui um grande abraço de amizade e companherismo, vamos deixar que as notas musicais nos unam independentemente do estilo onde andamos inseridos. Os Sem Origem / Soversion estarão sempre aqui para o queder e vier e sabem que podem sempre contar com estes amigos...não necessito dizer que a porta da nossa casa é a vossa tambem...

Obrigado Nuno e no geral aos nossos companheiros da Brigada