quinta-feira, abril 23, 2009

Só por curiosidade

Segundo um estudo que vinha publicado na Agência Lusa (www.lusa.pt):

"O dia-a-dia de um músico de "rock" pode ser tão extenuante quanto o de um pedreiro ou lenhador, revela um estudo de investigadores finlandeses, que testou um dos grupos mais famosos na Finlândia.

O estudo, que visou avaliar o impacto do "stress" no corpo, foi realizado pelo Instituto finlandês de Medicina do Trabalho.

Os médicos mediram a temperatura e a tensão dos músicos do trio Apulanta e auscultaram os seus batimentos cardíacos durante dois concertos em Fevereiro, comparando os resultados com os parâmetros normais de saúde.

Conclusão: a vida de um músico "rock" é tão desgastante quanto a de um trabalhador que usa a força braçal.

"O trabalho de um guitarrista, como o de um cantor, é fisicamente tão cansativo como o de escavar uma fossa ou mudar móveis ou uma máquina", constatam os cientistas.

Um baterista transpira tanto como um lenhador ou pedreiro, enquanto um baixista vai cansar-se tanto quanto um pugilista, adianta o estudo.

Os concertos aumentam o ritmo cardíaco e a temperatura corporal. Por exemplo, um espectáculo de hora e meia eleva a temperatura para os 38 graus e os batimentos cardíacos para entre 128 e 144 pulsações por minuto."

Isto custa meus amigos, isto custa!!!

Um abraço

S.O.

3 comentários:

Xavier de Sousa disse...

E acreditem que não é só no rock!!!
Muitas vezes saio do palco mais extasiado do que uma semana de trabalho!!!
Já pensei em fazer um seguro de saúde para o efeito!!!
Ou então incluir nos Orçamentos/Cachet´s a presença de uma equipa médica para o caso de algum cair para o lado!!! He, he, he!

Cumps

Cá de Longe disse...

DIA DE(a) LIBERDADE

em

cadelonge.blogspot.com

Cumps

Salvyo disse...

Não se vem confirmar nada que não se soubesse já!!!

No entanto só se fala no desgaste fisico e então a parte psicológica??Quero crer que ainda é mais esgotante que a fisica!!

Sobretudo na composição, aqui sim que os "Bruxos" deviam analisar...

Afiance S.O.!!!